sexta-feira, 7 de junho de 2013

Manual «Os riscos e as medidas de auto-proteção - Riscos - Medidas de prevenção e auto-proteção»

       Esta semana o  Clube de  Proteção  Civil  levou a cabo uma    das suas últimas atividades   deste ano letivo, a  entrega do Manual  Os  riscos  e  as medidas  de  auto-proteção  - Riscos - Medidas  de prevenção e  auto-proteção, da responsabilidade do Pelouro da Proteção Civil  da Câmara Municipal de Penafiel.
   Este manual serve para informar a população em geral sobre as medidas preventivas e comportamentos de auto-proteção mais adequados.
   Desta forma, todos os alunos da nossa escola que receberam este manual têm a importante tarefa de partilhar estes conhecimentos com familiares, colegas e amigos.




      Como tal, foi solicitado a  todos os alunos que entreguem este manual aos pais, para que estes tenham acesso a estas informações e o usem para tirarem dúvidas e para consultarem os contactos de entidades, tais como:  os Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, a GNR, a Proteção Civil de Penafiel, entre outros, necessários em caso de emergência.
       Este manual aborda questões como: 
             - Tipos de riscos;
             - Riscos naturais;
             - Riscos mistos;
             - Riscos tecnológicos;
             - O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil
             - etc.
      «No ano em que se assinala o Cidadão como primeiro Agente de Proteção Civil, a Câmara Municipal de Penafiel concluiu um importante trabalho de levantamento e caracterização dos riscos naturais e tecnológicos mais relevantes no nosso concelho.» (in Os riscos e as medidas de auto-proteção - Riscos - Medidas de prevenção e auto-proteção, de Ricardo Almendra e Teresa Costa, propriedade do Município de Penafiel, maio de 2013).

Os elementos do Clube de Proteção Civil ficaram responsáveis pela entrega dos manuais dos alunos destas turmas.




Sem comentários:

Enviar um comentário