terça-feira, 14 de junho de 2011

Trabalho de Grupo sobre «Os afogamentos» 7º E


O que são os afogamentos?
ž      Os afogamentos são uma asfixia formada pela aspiração de líquidos de qualquer natureza, que inundam 
o aparelho respiratório. Haverá uma interrupção da troca de oxigénio e de dióxido de carbono pelo
organismo.

Sinais e sintomas dos afogamentos
ž      Pode haver hipotermia ( baixa temperatura corporal), náuseas, vómitos, distensão abdominal, tremores, dores de cabeça, mal estar, cansaço e dores musculares. 
O socorrista
ž      Deve promover o resgate imediato e apropriado, nunca gerando uma situação em que ambos (vítima e socorrista) se possam afogar, sabendo que as prioridades no resgate não é retirar a pessoa da água, mas fornecer um meio de apoio que poderá ser qualquer material que flutue, ou ainda, o seu transporte até um local em que esta possa ficar em pé. O socorrista deve saber conhecer uma paragem cardio-respiratória e saber prestar reanimação cardio-pulmunar.

A nível de primeiros socorros deve-se sempre:
ž      Acalmar a vítima e fazê-la repousar e aquecê-la substituindo as roupas molhadas e fornecer roupas secas, casacos, cobertores e bebidas quentes.
ž      Manter a vítima deitada de forma dorsal com a cabeça de lado para que não ocorra inalação de líquidos.
ž      Se o afogado estiver inconsciente e seja deitado sozinho, deve ser colocado na posição de recuperação que mantém o corpo apoiado numa posição segura e confortável, para impedir que a língua bloqueie a garganta e facilite a saída de líquidos. 

Outros procedimentos em casos particulares são:
ž      Fazer a desimpedimento das vias aéreas estendendo o pescoço do afogado atendendo sempre para a possibilidade de trauma cervical.
ž      Em vítimas com parada respiratória deve-se proceder a respiração boca a boca com objectivo de manter a oxigenação cerebral.

Prevenir os afogamentos:
ž      Aprender a nadar é essencial mas não e a certeza que não se afogara. Um pequeno descuido é quanto basta para o afogamento, pois grande parte acontece em casa, e em piscinas.
ž      Bebés:
ž      Estes nunca devem ser postos sozinhos no banho ou perto de alguma superfície líquida.
ž      Crianças:
ž      Além dos cuidados antecedentes deve-se incentivar a assumir a obrigação pela sua própria segurança. Elas devem aprender a nadar e a boiar e devem perceber que não devem entrar em águas perigosas. Os saltos de trampolim são extremamente arriscados.
ž      Adultos:
ž      É necessário ter conhecimento sobre as suas limitações fundamentalmente quando as suas funções normais estiverem comprometidas devido ao mexer em drogas, sejam elas medicamentos ou bebidas. Tentar não nadar sozinho em áreas não vigiadas ou em áreas onde as condições do meio liquido sejam ignoradas. Qualquer nadador deve estar capaz de nadar diagonalmente a uma corrente que o pegou e não contra a mesma, se não conseguir fugir deve chamar por socorro.
Afogamentos nas crianças
ž      É a 2ª maior causa de morte acidental nas crianças, ultrapassada pelos acidentes rodoviários. Desde 2002 que anualmente 150 crianças perdem a vida em Portugal por afogamentos.
ž      Ao deixar a criança na banheira para pegar numa toalha, 10 segundos são os suficientes para que a criança fique submersa.
ž      Ao atender o telefone apenas 2 minutos são suficientes para que a criança submersa na banheira perca a consciência.
ž      Se sair para atender a porta uma criança submersa entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no cérebro.

Dicas de segurança:
ž      A criança não deve ser deixada sozinha dentro ou próxima de água.
ž      Os baldes, recipientes e piscinas infantis devem manter-se vazias e viradas para baixo.
ž      A tampa da sanita deve estar fechada e a porta trancada.
ž      Os amigos dos seus filhos devem manter a mãe informada para quando a criança visitar o amigo eles estejam super visionados por um adulto quando brincam na água.
ž      As capas das piscinas garantam mais protecção, mas não livram os acidentes.
ž      A criança não deve ser permitida de nadar sozinha devido ao perigo.
ž      A criança deve ter vestido o colete de segurança.
ž      As bóias de braços não oferecem segurança porque podem soltar-se ou a criança pode tirá-las.

Conclusão:
ž      Com o nosso trabalho, deduzimos que os afogamentos são acidentes muito comuns e que são uma das maiores causas de morte.  Os afogamentos podem e devem ser evitados e cabe-nos só a nós essa tarefa.  Nunca é demais recordar que devem ter cautela e que a tua vida pode estar em perigo em situação de afogamento.

ž      Mensagem:
ž      Por ti e pelos outros tem cuidado!

Trabalho realizado por:
Jéssica Nunes nº10
Joana Camilo nº11
Joana Ferreira nº12

Sem comentários:

Enviar um comentário