quarta-feira, 21 de março de 2012

Semana da Proteção Civil - Palestra «A Floresta e os Incêndios Florestais»

  Hoje, de manhã, decorreu no anfiteatro da nossa escola uma palestra subordinada ao tema «As Florestas e os Incêndios Florestais». Participaram nesta atividade as duas turmas que estão associadas ao Clube de Proteção Civil (CEF III e 8ºE) e o 8ºD, acompanhadas pelos respetivos professores.
   A palestra foi realizada pelo Sr. Engenheiro Paulo Bessa do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Penafiel e inseriu-se na comemoração do dia mundial da  Floresta, fazendo parte da agenda da Semana da Proteção Civil e da Semana Aberta.
   Durante cerca de 90 minutos, os alunos destas turmas ouviram falar da distribuição das florestas e das principais espécies florestais no território português e, mais concretamente, no concelho de Penafiel. Também perceberam quais são as principais ameaças à nossa floresta, as causas dos incêndios florestais, as medidas de prevenção no uso do fogo e as medidas de proteção das habitações.  Foi igualmente possível esclarecer algumas dúvidas relativas aos incêndios florestais em Penafiel e como se faz a vigilância e deteção de incêndios a nível nacional. 
  No que diz respeito à Proteção Civil, o Sr. Engenheiro Paulo Bessa salientou a importância de    conhecer os números de emergência em caso de incêndio (devemos ligar para o 112 ou 117) e quais as informações que devemos dar em caso de alerta via contacto telefónico.
    
     


   

Sem comentários:

Enviar um comentário